I - O que é um NAPES ? Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado. Os NAPES integram a estrutura básica da Secretaria de Estado de Educação encarregados de implementar a política de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, na Rede Estadual de Ensino .
II - O NAPES é composto por uma equipe de professores orientadores especializados nas diversas áreas da Educação Especial, com base nos pressupostos da educação inclusiva, e visa garantir um atendimento educacional de qualidade, propiciando respostas educacionais às necessidades apresentadas pelos alunos matriculados nas escolas da rede estadual.
III - A função de apoio dos professores dos NAPES será realizada de forma itinerante. São atribuições da Equipe do NAPES: I- Executar a política de inclusão dos alunos com NEE [necessidades educativas especiais] no ensino regular. II- Capacitar e formar os professores do ensino regular e especial para o atendimento educacional adequado às necessidades especiais dos alunos. III-Promover reuniões com os diretores dos colégios/escolas que atuam com alunos incluídos, com Salas de Recursos e com Classes Especiais. IV-Oferecer apoio pedagógico especializado aos professores do ensino regular que possuam alunos incluídos. V- Divulgar e atender as solicitações da Coordenação de Educação Especial/SEE. VI-Manter-se atualizado em sua área de atuação, frequentando cursos e palestras. VII-Levantar e atualizar dados estatísticos.
IV - O que são alunos com necessidades educativas especiais? "Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Nestes casos e outros, que implicam em transtornos funcionais específicos, a educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais desses alunos." (POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Brasília - Janeiro de 2008)
Coordenadora: Francine Fontainha
Professora Orientadora: Gabrielle Fontainha
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