No dia 07 de outubro houve capacitação com a palestrante Sandra Cordeiro de Mello, sobre autismo, transtorno global de desenvolvimento e a inclusão do aluno com TGD na rede regular de ensino.

Percebemos que os educadores estavam bastante interessados em sua fala!


A palestrante prosseguiu com a explicação dos outros transtornos globais de desenvolvimento.
Bem como, a identificação dos mesmos...
Durante toda a capacitação, os educadores puderam elucidar suas dúvidas e interagir com a palestrante, a qual se mostrou extremamente solícita aos questionamentos propostos.
Percebemos que o tema abordado foi de grande interesse dos educadores.
No segundo turno, após o almoço e término da explicação do tema por parte da palestrante, os educadores dividiram-se em grupos e fizeram um plano de aula inclusivo, de modo a contemplar os possíveis alunos com TGD presentes na rede regular de ensino. Houve muita discussão sobre o tema!
Em seguida, os educadores apresentaram os planos de aula inclusivos. A equipe elegeu um representante, que leu e explicou as atividades a serem realizadas.

Outro grupo:
Plano de aula inclusivo:
Explorando outras possibilidades de ensinar e aprender:
Outros grupos também se apresentaram. A capacitação foi um sucesso e contou com uma média de 80 educadores...Após o término das apresentação e comentários por parte da palestrante Sandra, os educadores foram orientados a preencherem uma ficha sobre o assunto, o fato de terem ou não alunos autistas incluídos e, também, uma avaliação sobre o tema.

Gabrielle (Profª orientadora), Sandra (palestrante) e Francine (Coord. do NAPES)
Sinceros agradecimentos por parte dos educadores da Coordenadoria Centro-Sul I.
Equipe do NAPES: Gabrielle e Francine.
Durante toda a I Semana da Educação Inclusiva, realizamos diversas palestras e capacitações! Os temas abordados foram, respectivamente: Políticas Públicas e Inclusão; Alunos com altas habilidades e superdotação; Autismo e TGD (transtorno global de desenvolvimento); Baixa visão/deficiência visual; Surdez/deficiência auditiva.A capacitação foi um sucesso!
Agradecemos a todas as pessoas que colaboram, de forma direta ou indireta, para que pudéssemos realizar, a contento, a nossa primeira semana de capacitações.
Equipe do NAPES!































