terça-feira, 15 de junho de 2010

Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris



Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris (originalmente Instituto Nacional de Surdos-Mudos de Paris), é o nome atual da escola mais famosa para surdos, fundada por Charles-Michel de l'Épée em 1760, em Paris, França.

Depois da morte de Père Vanin, em 1759, l'Épée foi apresentado a duas jovens surdas que precisavam de um tutor. As duas irmãs utilizavam uma língua de sinais, então, o abade resolveu aprender essa língua para se comunicar com as duas irmãs.





O abade fundou um abrigo que ele próprio sustentava financeiramente.


Nos primeiros anos de 1760, seu abrigo tornou-se a primeira escola de surdos gratuita mundialmente aberta ao público. Essa atitude configurou-se como um diferencial de l'Épée.


O abade também estabeleceu programas de ensino e de treinamento para estrangeiros que pretendiam levar seus métodos de ensino para o seu próprio país, tendo assim contribuído para a abertura de outras escolas ao redor do mundo.


Símbolo do Instituto de Jovens Surdos de Paris.


Em 29 de junho de 1991, a legislação francesa aprovou que a escola se tornasse governamental, passando assim ao seu atual nome, Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris.


Minha irmã Cristiane.


A rua onde o Instituto está estabelecido tem o nome de Rue de l'Abbé de l'Épée, em homenagem ao abade l'Épée.



Eu (Francine Fontainha), no pátio do Instituto de Surdos.

O Instituto ocupa um grande prédio, onde os alunos, além das aulas, frequentam diversas oficinas e têm, outrossim, atividades complementares. A visita foi realizada em janeiro de 2010, após agendamento prévio por parte do Instituto. Foi uma experiência maravilhosa podermos passar o dia nesta renomada instituição. Fomos muito bem acolhidas e pudemos conhecer a dinâmica dos trabalhos realizados.

Um comentário:

  1. Prezada
    Aqui e a Diana, bom prazer em conhecer de você, nos vamos contato via e-mail porque nos vamos na Paris ano que vem e queremos conhecer na escola - Paris, meu email é diakyosen@gmail.com
    você é brasileira? tbm surda?
    abraços
    Diana

    ResponderExcluir